10 Melhores Logomarcas do Mundo


u já falei neste blog, mesmo que superficialmente, a importância da logomarca (ou logotipo, como alguns gostam de dizer). A logomarca passa graficamente os atributos de uma empresa: Se ela é moderna, tradicional, revolucionária e etc. Ela é uma espécie de assinatura da empresa, devendo estar em todas as peças publicitárias feitas para a mesma, e como toda assinatura ela deve ter um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.
Abaixo listei as 10 melhores logomarcas, segundo a minha opinião, cada uma com a sua particularidade e essência.
Coca-Cola – Tradição.

Essa é, talvez, a logomarca mais conhecida do mundo. Criada por Frank Robinson em 1886, utilizando sua própria caligrafia, essa logo estampa as marcas e peças relacionadas à Coca-Cola Company a mais de 100 anos. É difícil conhecer alguém que não saiba como é o símbolo da marca.

A tradição da logo é claramente visível, pois em todos esses anos ela mudou pouquíssimo, enquanto a sua rival já mudou várias vezes. E mesmo com todo esse tempo ela tem um poder de penetração invejável. O mundo bebe Coca-Cola e todo mundo conhece a sua assinatura.

Apple – Conceito
Apple é uma das mais revolucionárias e cultuadas empresas de tecnologia do mundo, e isso se deve em grande parte a genialidade do seu fundador Steve Jobs. E foi justamente o próprio que criou o conceito da logomarca da empresa, que reflete muito bem a filosofia da Apple.
A origem da marca tem seu ponto inicial no fato de que os fundadores da empresa eram fãs dos Beatles e decidiram homenageá-los com uma “maçã”, já que o nome da gravadora fundada pelosBeatles também era Apple. Porém, a adoção de um logotipo semelhante rendeu à gigante da informática um processo judicial movido pela gravadora na Inglaterra.
O símbolo da empresa, uma maçã já mordida, lembra a maçã de Isaac Newton sendo que a mordida representa o senso de descoberta. Muito oportuno. E é por isso que EU a considero no tópico Conceito a melhor de todas.
A logo foi criada em 1977 por Rob Janoff.
WWF – Ícone
A logomarca de uma empresa ou instituição tem que trazer a sua essência. Utilizar um ícone forte e de fácil memorização relativo à causa, foi o ponto chave da ONG WWF. O panda, animal ameaçado de extinção, é um símbolo que ultrapassa os limitem impostos pela língua e mantém a imagem de um animal lindo, amado por todos e impactante em preto e branco para diminuir os custos com impressão.
Os primeiros desenhos foram feitos pelo ambientalista e artista britânico Gerald Watterson em 1961. Baseado nestes desenhos, Sir Peter Scott,  naturalista, pintor e um dos fundadores do WWF, desenhou o primeiro logo
Walt Disney – Clássica
A logo da Disney (a maior empresa de entretenimento do mundo) é composta pela caligrafia estilizada de sue fundador (Walter E. Disney) e o castelo que sintetiza o mundo de sonhos e magia desejado pelo seu criador. O importante é notarmos o quanto essa logo é emblemática e remete diretamente ao que a empresa se propõe a fazer.
Google – Poder
A logomarca da Google foi criada pela designe Ruth Kedar. A logo é basicamente formada pelo nome da marca escrito na fonte Catull BQ nas cores primárias (Azul, vermelho e amarelo) com exceção do “L” que está na cor verde, pois o mesmo representa a fuga dos padrões, característica da empresa de Internet. Apesar de não ter nada de especial (no quesito criativo) essa logo representa uma das maiores empresas do mundo.
Sony Ericsson – Moderna
Com um design moderno a logo da Sony Ericsson é composta de vários elementos que transmitem a ideia de modernidade e sucesso.
Pepsi – Repaginada


Depois de inúmeras mudanças na logo (muitas vezes inclusive tentando copiar a maior rival) da 2ª maior empresa de refrigerantes do, finalmente, a Pepsi ganhou uma logo que transmite o seu espírito de empresa com ideias jovens e revolucionários. A logo representa o sorriso, ou seja, a expressão de felicidade.
I love new york – Sentimento


Poucas cidades no mundo possuem uma relação sentimental com os seus habitantes tão intensa quanto Nova Iorque, e a New York logo representa essa relação. Concebida para fazer parte de uma estratégia de marketing que visava aumentar o turismo no estado de Nova Iorque, a logomarca logo se tornou parte da cultura pop americana e o símbolo ganhou ainda mais força depois do atentado de 11 de setembro.
A criação da logo é de Milton Glaser e Zarem Bobby
Nike – Simplicidade é tudo
A Nike “Swoosh”é um projeto criado em 1971 por Carolyn Davidson, estudante de design gráfico na Portland State University. A logo representa a asa da deusa Nice (deusa da vitória). Podemos perceber que com um simples “rabisco” o design passa toda a sensação de constante movimento e energia que caracteriza a empresa de materiais esportivos.
Um ótimo exemplo de Menos é Mais.
Cruz – Histórica
A cruz, símbolo do amor de Cristo, símbolo de sua entrega e morte. Mas a cruz é também o símbolo de uma estratégia de expanção do Cristianismo, e é considerada a primeira logomarca do mundo e se encontra nos quatro cantos do planeta.


0 comentários:

Postar um comentário